Disciplinas

 

Ementário:

Turismo, Patrimônio e Meio Ambiente
O Turismo na sociedade contemporânea e as transformações decorrentes ao longo do processo histórico. Sociedade, meio ambiente e urbanização. O fenômeno turístico na atualidade e sua relação com o patrimônio e o ambiente natural. Meio ambiente na sociedade atual: Produção, consumo, cultura de massa e questões ambientais. A percepção do patrimônio nos espaços urbano, rural e natural. Meios e técnicas de interpretação do patrimônio. A interpretação do patrimônio para o turismo. Estratégia de valorização e conservação do patrimônio. Políticas públicas de preservação e gestão do patrimônio cultural e natural.

Seminário de Pesquisa em Turismo e Patrimônio
Exame das teorias da ciência e do conhecimento. Compartilhamento de metodologias a partir das abordagens de cada linha de pesquisa. Aspectos da pesquisa interdisciplinar; fases ou etapas da pesquisa; elaboração final, análise e discussão dos planos de pesquisa para a dissertação. Análises de casos.

Memória e Patrimônio: o processo de reconhecimento patrimonial dos lugares
Patrimônio tangível e intangível. Turismo, desenvolvimento e preservação cultural. Instrumentos legais de proteção do patrimônio. Os sítios urbanos de valor artístico e histórico. Ideologia da criação do IPHAN. O papel de Mário de Andrade e Rodrigo Melo Franco de Andrade no tombamento das cidades mineiras no governo Vargas. O barroco Mineiro. A política da UNESCO para os sítios de valor artístico, natural e histórico. Gestão de núcleos históricos. Patrimônio e acessibilidade. Direito do Patrimônio.

Desenvolvimento Regional, Políticas Públicas e Gestão de Pequenos Empreendimentos Turísticos
Turismo Criativo; Turismo Colaborativo; Turismo de Experiência; Turismo de Base Comunitária; Redes de Turismo Comunitário; Políticas Públicas de Turismo; Gestão de micro e pequenas empresas; Empreendedorismo e intraempreendedorismo; Empresas Familiares; Processos sucessórios e longevidade organizacional.

Turismo e Dever de Memória: O patrimônio da diáspora africana e dos povos indígenas no Brasil
Das identidades nacionais às identidades coletivas. A formação da sociedade brasileira. A emergência de novos grupos étnicos, religiosos e culturais e suas demandas. Novas demandas sociais, novas histórias e patrimônios. Comunidades produtoras de bens culturais e
“reflexividade”. O conceito de “comunidades emergentes”. O conceito de “dever de memória” e a ideia de Reparação Histórica. O alargamento da concepção de patrimônio cultural. Dark Tourism: novas tendências do turismo. A conservação de artefatos.

Políticas Públicas e Gestão Privada do Turismo
A gestão do turismo municipal e seus atores. Políticas públicas de turismo. Organização e planejamento do turismo. O espaço turístico e políticas públicas de gestão. Planos, programas e projetos municipais de turismo. A regionalização do turismo. Orçamentos, finanças, financiamentos e investimentos para o turismo. Gestão eficaz, legislação e ferramentas para avaliação dos potenciais turísticos locais. Educação e sensibilização para o turismo.

Patrimônio, Turismo sustentável e Consumo
A dinâmica do patrimônio cultural e sua interface com a sociedade e o consumo pelo turismo. O conhecimento histórico e a interpretação do patrimônio enquanto ferramenta de fruição contemporânea. A gentrificação e o esvaziamento da experiência do turismo em cidades
patrimonializadas. Os problemas atuais dos usos do patrimônio cultural pelo turismo de massa. Sustentabilidade e acessibilidade.

Geoturismo em Sítios do Patrimônio Natural Brasileiro
Patrimônio e Geociências. A inserção do turismo no patrimônio geológico, geodiversidade e geoconservação. O segmento de geoturismo. Geoparques. Geoturismo em sítios do patrimônio natural: Parque Nacional do Iguaçu, Mata Atlântica, Costa do Descobrimento, Amazônia,
Pantanal, Cerrado e Ilhas Atlânticas.

Geografia do Turismo em Áreas Protegidas
Geografia do Turismo: epistemologia, abordagens e aplicações. Áreas protegidas: origens, tipologias e usos. Uso e ocupação do solo para o Turismo em áreas protegidas.

Fundamentos Sociais da Hospitalidade
O sistema do dom de Marcel Mauss e a lógica do dar-receber-retribuir nas sociedades antigas e modernas. A hospitalidade incondicional de Jacques Derrida e as práticas de alteridade. Os fundamentos sociais da hospitalidade pública e doméstica nas trocas assimétricas com outro: o
caso dos imigrantes contemporâneos. As fronteiras da hospitalidade nos contextos global, nacional e regional (mineiridade) e sua interface com o patrimônio cultural.

Cultura, Gastronomia e Turismo
O desenvolvimento conceitual de cultura: conceito antropológico, sociológico e histórico. Cultura Erudita, Cultura Popular e Cultura de Massas. A relação Cultura, Turismo e Sociedade. O povo e a questão do popular. Turismo e Cultura. História da alimentação no Brasil e no mundo.
Fundamentos para a compreensão e aplicabilidade dos estilos de cozinha: crenças, tradições e costumes. Hospitalidade doméstica e O papel da “mesa” como espaço de comunicação e manifestação cultural. Cultura e alimentação. Comida e suas relações com sistemas simbólicos.
Alimentação como um fato social. Práticas alimentares e novos padrões tradicionais e emergentes de consumo. A gastronomia como atrativo turístico. Roteiros e eventos gastronômicos. A gastronomia da indústria prestadora de serviços de lazer.

A Produção do Turismo: Reflexões e Práticas do Trabalho no Setor
A categoria trabalho; trabalho, alternativas, liberdade e causalidades; a configuração do trabalho a partir da Revolução Industrial e das revoluções burguesas; trabalho; regimes de acumulação; trabalho útil produtivo e trabalho útil improdutivo no turismo; trabalho e configurações do
emprego em Atividades Características do Turismo (ACTs): aspectos históricos, contemporâneos e tendências. Estudos dos fatores de riscos de adoecimento do trabalhador do turismo. Relações entre trabalho e Lazer, estratégias de mediação do sofrimento e adoecimento. Trabalho em turismo e relações de gênero. Gênero, sexualidade e turismo. Nexo causal entre trabalho, não trabalho e quadros psicopatológicos.