Iphan premia iniciativas de patrimônio cultural

Abril 13, 2022
premio rodrigo melo franco andrade 2022

CATEGORIA 1 - Iniciativas de excelência na integração entre as dimensões material e imaterial do patrimônio cultural - com resultados no ano de 2019 e 2020 

Construindo o Museu que eu quero - Santa Catarina (SC) 

Ação educativa que busca fortalecer a conexão do Museu Antonio Selistre de Campos, em Chapecó (SC), com a sociedade. É focada em ouvir o público infantil, o que mais visita o local. A ideia é tornar a história mais próxima da vida cotidiana das crianças, possibilitando a compreensão e identificação com os aspectos culturais dos povos que formaram a região. 

Feira da Mandioca de Imbituba - Santa Catarina (SC) 

A iniciativa envolve a proteção e salvaguarda do patrimônio material e imaterial presente no Sistema Agrícola e Pesqueiro Tradicional dos Areais da Ribanceira (Saptar), em Imbituba (SC). A feira proporciona um espaço para capacitação, entretenimento e comércio.  Os produtos oferecidos são fruto da integração e relação dos saberes e fazeres, presentes nas práticas agrícolas e pesqueiras em diversos campos: na gastronomia, no artesanato, na religiosidade e nas manifestações artísticas do Saptar. 

Musealização da Cultura Material e Imaterial do Antigo Povoado Zabelê - Piauí (PI) 

A ação tem o objetivo de coletar, pesquisar, salvaguardar e comunicar a memória e a cultura do antigo povoado Zabelê, localizado no atual Parque Nacional Serra da Capivara (PI). Reúne registros da cultura material e imaterial produzidos pelos moradores num centro de memória nomeado Museu Zabelê (Muzab). 

Oficina Modos de Fazer Viola de Cocho - Mestre Alexandre - Mato Grosso (MT)

A iniciativa ensina as principais técnicas, ferramentas e materiais utilizados na construção de instrumentos tradicionais como a viola-de-cocho, mocho e ganzá, presentes nas principais manifestações culturais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Possibilita a compreensão acerca dos fazeres e usos desses instrumentos na construção da identidade cultural pantaneira. 

Capelinha de São Benedito - Maranhão (MA) 

A ação tem como foco a salvaguarda das manifestações culturais maranhenses, desenvolvidas a partir da revitalização da Praça da Faustina e da construção da Capelinha de São Benedito, localizadas no Centro Histórico de São Luís (MA). Ponto de referência da cultura popular do Maranhão, o local é fonte de difusão do Tambor de Crioula e de atividades que reúnem grupos artísticos locais, turistas, moradores e a comunidade para celebrar a tradição local. 

Plano de Gestão do Patrimônio Cultural de Ilhabela - São Paulo (SP) (Menção honrosa) 

A iniciativa é voltada para o desenvolvimento de projetos e ações na pesquisa, proteção e promoção do patrimônio material e imaterial. Possibilita a instrumentalização do poder público para a gestão de seu patrimônio. Envolve a realização de inventários, organização de acervo, ações de Educação Patrimonial, divulgação do patrimônio local e elaboração de norma jurídica na área. 

 

CATEGORIA 2 - Iniciativas de excelência na preservação e salvaguarda do patrimônio cultural adaptadas ao contexto da pandemia - com resultados no ano de 2020 

Conservação! Videoaulas Atecor - Santa Catarina (SC) 

A proposta oferece, por meio das redes sociais, capacitação em conservação de acervos para profissionais que atuam em museus, arquivos, memoriais, bibliotecas e outras instituições semelhantes. O conteúdo é disponibilizado online e gratuitamente, promovendo o distanciamento social ao mesmo tempo em que contribui com a preservação do Patrimônio Cultural catarinense e brasileiro. 

Reinado de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia em Santo Antônio do Monte (MG), em 2020, adaptado ao formato de lives - Minas Gerais (MG) 

Por meio de ferramentas online, a ação dá continuidade ao Reinado de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, festa tradicional em Santo Antônio do Monte (MG). A iniciativa adaptou os ritos da celebração antes realizados nas ruas, igrejas, bares e residências para um formato que atendeu às normas sanitárias, sem causar prejuízo à festividade. 

Patrimônio Cultural e Turismo de Base Comunitária (TBC) - a metodologia do Projeto Tekoá Pirá para a preservação da cultura tradicional da Ilha - Santa Catarina (SC) 

Propõe metodologia a partir do Turismo de Base Comunitária para preservação cultural e ambiental do território. O objetivo é permitir a continuidade da salvaguarda participativa da Pesca Artesanal da tainha no Campeche, em Florianópolis (SC), durante o período de isolamento social. 

Arquitetura Neocolonial em Santa Catarina: do erudito ao popular - Santa Catarina (SC) 

A iniciativa desenvolve material técnico acerca da produção da arquitetura neocolonial e seus impactos na construção da identidade das cidades de Santa Catarina (SC). O trabalho considera a popularização desse estilo em todo o estado, tendo como área de inventário piloto a capital Florianópolis. 

Festa de Sant'Ana de Caicó - Patrimônio Cultural Brasileiro - Rio Grande do Norte (RN) 

O Fórum "Festa de Sant’Ana de Caicó – Patrimônio Cultural do Brasil" reuniu gestores, pesquisadores e comunidades para debater a relevância da celebração potiguar registrada como Patrimônio Cultural do Brasil. Realizado por meio de plataforma virtual, o evento promoveu o debate em torno do que é patrimônio imaterial e a importância do envolvimento da sociedade nas ações de salvaguarda. 

Canteiro Aberto EnCena – Theatro Sete de Abril - Rio Grande do Sul (RS) (Menção honrosa) 

A iniciativa buscou integrar a comunidade de Pelotas (RS) no restauro do Theatro Sete de Abril, um dos mais antigos em funcionamento no país. Teve como objetivo a participação ativa da sociedade na preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural. Por meio de apresentações online envolvendo arte, expressões culturais e tradicionais da região, movimentou e democratizou a cena cultural em meio à pandemia de covid-19. 

Fonte: Iphan (2022) https://www.gov.br/iphan/pt-br/assuntos/noticias/iphan-premia-vencedores...